No dia 30 de setembro foi realizado o Webinar: Casos de Sucesso do FCP&G – Inovação e Propriedade Intelectual, promovido pela Findes, por meio do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás, FindesLab, Sebrae/ES e Prospective.
O objetivo foi debater a importância da gestão da propriedade intelectual integrada com o processo de inovação da cadeia de Petróleo e Gás, e para enriquecer a discursão foram convidados: FCP&G, FindesLab, Sebrae/ES, Prospective, Endserv e Qualimec.
FCP&G
Elimar Lorenzon, Analista do FCP&G foi o primeiro a discursar, destacando que o FCP&G foi criado em 2013, a partir do forte legado deixado no estado por meio do programa PROMINP, que tinha por objetivo fomentar o conteúdo local e aumentar o número de fornecedores capixabas no setor, traçando ações de capacitações e inovações.
Disse ainda que empresas como a Endserv, Qualimec e Tecvix/Etinov, se tornaram casos de sucesso ao desenvolverem soluções inovadoras para as demandas divulgadas pelo FCP&G.
Alguns marcos foram destacados pelo Analista, quanto ao fomento a inovação do Espírito Santo, como:
- O record de submissões (27) e aprovações (2) no edital Desafios para Inovação da Petrobras;
- O edital Nacional da Repsol Sinopec, onde 2 das 5 selecionadas eram empresas do estado;
- No desafio da Shell da chamada do FindesLab, a empresa selecionada era capixaba;
- Os programas de internacionalização da Apex Brasil, onde das 55 empresas selecionadas, 10 foram do Estado do Espírito Santo, e
- O lançamento do livro “Inovação em Petróleo e Gás – O caso do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás”, em 2019.
Por fim, Elimar disse que a estrutura e atuação Fórum capixaba de Petróleo e Gás inspirou outras Federações, como os casos do Rio Grande do Norte, Bahia e Sergipe.
FindesLab
Como um hub de inovação e tendo como principal objetivo promover a conexão de agentes que demandam soluções com agentes que possuem o espírito de inovar, o FindesLab já vem atuando no estado há mais de 1 ano, de acordo com Iomar Cunha, Articulação para Inovação do Sesi/Senai.
Iomar focou em 2 das ações principais de Inovação Aberta, o “Programa FindesLab de Empreendedorismo Industrial”, onde 8 grandes empresas lançam 16 desafios de inovação para o mercado, e o “Radar FindesLab”, que proporciona submeter soluções a demandas coletadas recorrentemente.
Em 2019, na chamada de inovação aberta, Iomar destacou que foram recebidas 197 propostas, sendo 86% de empresas capixabas. Neste ano, o Hub lançou mais uma chamada, e até o momento, 41% das empresas que submeteram propostas são capixabas.
Sebrae/ES
Políticas públicas, acesso ao crédito, cultura empreendedora e inovação são algumas das frentes de atuação do Sebrae ES apresentados pela Analista Ana Karla Macabu.
Ana destacou o Sebrae + Inovador, onde no escopo contemplam, Apoio à Startups, Extensão Tecnológicas, Apoio na criação de pelo menos 2 spin offs acadêmicas e apoiar, bem como proporcionar um ambiente de inovação para o estado.
Reforçou o convênio de R$ 60 milhões com a Petrobras, que proporcionou lançar o edital Conexões para Inovação, ondem 2 empresas capixabas foram aprovadas mediante suas propostas submetidas.
O Sebraetec, que permite micro e pequenas empresas terem a oportunidade de se capacitarem nas áreas de Produção, Qualidade, Sustentabilidade, Design e Desenvolvimento Tecnológico com 70% de subsídio do Sebrae, também foi comentado pela Analista.
Prospective
Cecília Häsner, Diretora da Prospective, disse que o processo de desenvolvimento da inovação engloba: identificação, criação, validação, desenvolvimento e implementação da ideia. Somente quando o produto/serviço está no mercado é possível chama-lo de inovação.
E completou que a gestão estratégica da propriedade intelectual é presente em todo o processo de inovação, desde a ideação até sua implementação, permitindo tomar cuidado ao inferir algo que já existe.
Endserv
Para a Diretora da Endserv, Tatyana, o processo de pesquisar sobre a ideia de sua solução foi fundamental tanto para a propriedade intelectual, quanto para o desenvolvimento do projeto em si.
A partir da demanda de uma solução para vazamentos de tubulações por conta de corrosão, principalmente nas plataformas offshore, a Endserv desenvolveu um anel bipartido com vedação em até 90s sem a necessidade de parar a operação.
De acordo com Tatyana, ter pessoas com expertise no processo de requisição de patentes é importante para a proteção da solução. A Diretora também explanou que ter o apoio do FCP&G e do Sebrae foram fundamentais para viabiliziar os resultados obtidos.
Qualimec
O Diretor da Qualimec, Cássio Caldeira, reforçou que a parceria com o FCP&G, Sebrae e também da empresa Prospective, foram peças-chave para o sucesso da solução.
O espaçador hidráulico, solução da empresa, é um dispositivo capaz de posicionar a coluna de haste automaticamente por conexão remota, aumentando a produtividade do poço e a vida útil dos componentes de fundo.
5 protótipos foram disponibilizados à Petrobras para testes de qualidade, resistência e segurança. Todos os protótipos foram aprovados, permitindo a condução da finalização do processo de desenvolvimento com a Petrobras.
Encerramento
Para encerrar o evento, foi aberto espaço para esclarecimento de dúvidas e respostas com os participantes.
Do Webinar, acesse:
- A Gravação: clique aqui
- O Relatório Completo: clique aqui