Microsoft e Cisco discutem sobre Transformação Digital para o setor de P&G no ES

Na última sexta-feira (03.09), cerca de 100 profissionais participaram de uma discussão sobre Tecnologia e Digitalização, com a Cisco e Microsoft, promovida pela Findes, por meio Fórum Capixaba de Petróleo e Gás – FCP&G e Sebrae/ES.

Para falar do assunto e enriquecer a discussão, foram convidados:

  • Severiano Leão Macedo, Consultor de Transformação Digital da CISCO, e
  • Claudio Makarovsky, Executivo da Área de Digitalização da Microsoft.

Também tiveram fala:

  • Fernando Otávio Campos da Silva, Vice-presidente Financeiro da Findes, e
  • Luiz Felipe Sardinha, Gerente do Sebrae/ES.

Fernando Otávio, da Findes, deu as boas-vindas aos participantes e reforçou que a transformação digital é um fator necessário para as empresas se manterem no mercado, reforçado por Luiz Sardinha, do Sebrae/ES ao citar a frase “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, é o que melhor se adapta” – Leon C. Megginson.

CISCO 

De acordo com Severiano Macedo, da Cisco, empresas buscam, com a Transformação Digital, agilidade nos negócios, eficiência na produção e capacidade em lançar novos produtos para o mercado.

Três pilares são as bases estruturantes necessárias para se ter um impacto nos negócios com a implantação da transformação digital, sendo: Informed Decision-Making, Fast Execution e Hyperawareness.

Um erro grave, de acordo com o Severiano, é medir o grau de maturidade da digitalização, ponderando apenas a tecnologia. Pessoas, Processos, Estrutura Organizacional, Modelo de Negócio e Inovação, também devem ser medidos, pois a tecnologia é dependente destas estruturas.

MICROSOFT

Makarovsky contextualizou a indústria 4.0 e explanou que com o Covid-19, houve uma maior interação do uso da tecnologia, com compras sem contato, vendas remotas, eventos virtuais, aprendizagens remota, telemedicina, trabalho e desenvolvimento remoto.

A Petrobras, como citada por Makarovsky, alegou que 2 anos de transformação digital foi realizada em apenas 2 meses. Um exemplo é a utilização do Microsoft Teams, que saltou de 900 milhões de minutos de uso para 2,7 Bilhões de minutos.

Um estudo realizado pelo IDC, com o novo cenário agravado pela pandemia, pelo menos 30% das empresas estão acelerando e revendo seu negócio a fim de se manter no mercado.

Para a transformação digital acontecer, a Microsoft acredita que se é necessário engajar os clientes, capacitar funcionários, otimizar as operações e transformar os produtos, reinventando seus processos e construindo uma plataforma de nuvem inteligente.

Materiais adicionais:

Leave a Reply