Logística, Transporte e Distribuição é tema de Seminário de Negócios

O Fórum Capixaba de Petróleo e Gás da Findes promoveu nesta quarta-feira (19) um seminário de negócios com cerca de 140 representantes de empresas, para avaliar oportunidades na ES Gás, Transpetro e Vix Logística. A presidente da Findes, Cris Samorini, participou do encontro online e destacou a importância de se identificar e qualificar de forma técnica robusta os investimentos que permitirão a logística adequada para conectar os potenciais fornecedores de gás natural aos potenciais consumidores no Espírito Santo.

Cris Samorini, Findes

Na ocasião, Cris Samorini apresentou aos participantes o executivo da Findes para o FCP&G, Luis Claudio Montenegro, que será o executivo da Federação para questões de logística e infraestrutura.

“O Ministério de Minas e Energia já identificou as alternativas de investimento em dutovias, unidades de tratamento, instalação de termoelétricas, e outras infraestruturas necessárias ao desenvolvimento da indústria no Espírito Santo. Temos agora que fundamentar de forma prática essas alternativas, articulando os investidores às políticas do Estado, garantindo que as alternativas estejam potencializadas na escolha dos recursos públicos ou privados”, disse Cris Samorini.

Luis Cláudio Montenegro, FCP&G

“Precisamos também articular e qualificar a rede de fornecedores do Estado, a partir de uma maior transparência e conhecimento em alto nível de detalhamento das listas de compras, como por exemplo as demandas de novas plataformas da Petrobras. O Fórum Capixaba de Petróleo e Gás deve ser o instrumento para facilitar a articulação de todos os stakeholders, o desenvolvimento e qualificação das necessidades e iniciativas de inovação tecnológica e a qualificação cada vez mais profissional que coloque as nossas indústrias em patamar competitivo mundial”, disse Montenegro.

Participaram do encontro o gerente de aquisições e venda de gás natural da ES Gás, Paulo Ribeiro; o gerente de terminais da Transpetro, Marcelo Leal, e o diretor de operações e novos negócios da Vix Logística, Luciano Werner.

A ES Gás planeja investimentos da ordem de R$ 300 milhões para os próximos 10 anos, para ampliar a rede de distribuição e ligar mais de 96 mil novos consumidores. Um dos projetos prioritários é a interligação da Rede de Distribuição de Linhares ao gasoduto Cacimbas-Vitória, O investimento, da ordem de R$ 40 milhões, possibilitará aumentar a malha de distribuição por meio da construção de 28km de rede de distribuição de aço carbono.

Marcelo Leal, da Transpetro, apresentou toda a estrutura de atuação da empresa no Espírito Santo, especialmente na operação junto a TAG (Transportadora Associada de Gás S.A.) No Espírito Santo, são 541 Km de dutos e faixas de dutos, capacidade de transporte de 10 milhões m³/dia  e 2 Estações de Compressão (Piúma e Aracruz).

Marcelo falou sobre o potencial enorme para o desenvolvimento de dutos, considerando especialmente a sua eficiência como modal de transporte. No Brasil, são cerca de 15 mil km, concentrados especialmente nas maiores áreas consumidoras, enquanto os Estados Unidos têm cerca de 790 mil km de dutos.

Luciano Werner, Vix Logística, contextualizou a empresa, que faz parte do Grupo Águia Branca, um dos maiores conglomerados empresariais de transporte e logística do país, que atua em todo território nacional e também em alguns países vizinhos.

Werner expos as principais demandas de consumo para conexão com fornecedores, destacando a aquisição de combustíveis, peças e equipamentos automotivos, sendo que 75% dos serviços são executados no sudeste, tendo o setor de P&G como um dos mais importantes para a companhia.

Para Elimar Lorenzon, analista de negócios do FCP&G, o evento fez o mapeamento das competências para prestação de serviços e venda de produtos entre os fornecedores inscritos, especialmente com base nas demandas especificadas pelos 3 painelistas. “Em consequência do webinar, espera-se, pelo menos, 20 novas conexões para geração de negócios, resultando em futuras parcerias de fornecimento. No país, o cenário de oportunidades para o gás natural é promissor, e mais ainda para o Espírito Santo, que conta a Companhia de Gás alinhada com a novo mercado, permitindo um processo mais acelerado de industrialização, por meio de expansões e implantações de plantas fabris, bem como a ampliação da própria rede de abastecimento”, disse Elimar.

 

Para acessar:

 

 

Leave a Reply