Espírito Santo se destaca com resultados de empresas de Tecnologia no P&G

Que o Espírito Santo possui uma cadeia de fornecedores ampla e competente, isso já não é novidade. Aliás, esse vem sendo um assunto trabalhado entre as empresas, na busca de saírem na frente quando se fala em inovação, negócios e competência, como é o caso do Programa Fornecedor Competitivo, liderado pelo Fórum Capixaba de Petróleo e Gás e Sebrae/ES.

Recentemente, empresas capixabas de base tecnológica se destacaram em editais no setor de petróleo e gás. Em 2019, nas chamadas de inovação com grandes operadoras, como Petrobras, Shell e Repsol, os resultados foram satisfatórios, a começar pelo Desafio de Digitalização da Repsol-Sinopec: 2 das 5 empresas aprovadas no edital são capixabas, a Mogai e a Factum.

Na chamada 2019 do FindesLab, o desafio da Shell foi  protagonizado pelo Espírito Santo, com 14 projetos submetidos e 1 selecionado: Pulseira Inteligente Dersalis HS2, o werable da startup capixaba Dersalis.

Já em 2020, os resultados continuam mostrando a competência do Estado. No Edital Conexões para a Inovação, da Petrobras e Sebrae, 2 empresas capixabas foram selecionadas na 1ª fase: Mogai, com uma proposta de Sistema de Monitoramento de Corrosão e Gerenciamento de pintura industrial, e Wize Company, com  Sistema IoT de monitoramento de vazamento de metano em plataformas de produção offshore.

Outro programa em andamento é a Missão Digital de Petróleo e Gás 2020, da ApexBrasil, cujo objetivo é incentivar o desenvolvimento de parcerias internacionais com foco no setor de Petróleo & Gás, orientando à inserção de empresas brasileiras na cadeia global de suprimentos do setor, especialmente aquelas inovadoras e de base tecnológica.

Para esse programa, foram registradas 150 inscrições  em todo país, sendo 75  validadas. Das 30 empresas selecionadas na fase 1 (inovação), 6 são capixabas: Endserv, 2Solve e Inside, Marca Ambiental, R1 Engenharia e Vixteam, que serão indicadas a Shell, Petrobras, Equinor e Eneva, operadoras participantes da missão.

A missão ainda teve 4 capixabas (2solve, Orion, R1 Engenharia e VPS Group) dentre as 25 empresas selecionadas para a fase 2, tratando de internacionalização, com capacitação, agendas customizadas para desenvolvimento de negócios internacionais e acesso a conteúdo  do setor.

Confira esses resultados recentes em destaque dos processos e programas de ampla concorrência – nível nacional:

Chamadas estaduais

Além de editais nacionais, os resultados em chamadas estaduais, como o edital de Apoio a projetos inovadores e Spinoffs – FAPES 001/2020, são positivos, registrando empresas do setor de petróleo e gás entre a lista de aprovadas na homologação. O resultado final deve sair até o final do mês de setembro de 2020.

Confira aqui a lista do Resultado Homologado de Habilitação – Fapes 001/2020.

 

Oportunidades futuras

Como demandas e editais futuros, além do setor de P&G, destaca-se a chamada 2020 do FindesLab, com 16 desafios industriais das empresas Vale, ArcelorMittal, Samarco, Suzano, EDP, Unimed, FortLev e Real Café. As oportunidades serão lançadas no dia 3 de setembro de 2020.

Para saber mais informações sobre a chamada de Empreendedorismo Industrial do FindesLab, clique aqui.

Mais de0%
de empresas/projetos capixabas entre os selecionados
1 Response
  1. Geovana Piol B. Segato

    Maravilhosas as noticias e desejo esta sempre junto com vocês, no Fórum Capixaba que tem sido rico em informações e conhecimento profissional.

Leave a Reply