Webinar sobre a Cláusula de PD&I da ANP reúne 180 profissionais

No dia 8 de abril de 2020, o Fórum Capixaba de Petróleo e Gás, o Sebrae/ES e a Findes, por meio do Programa Fornecedor Competitivo, realizaram uma vídeo conferência para discutir a cláusula de PD&I da ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

O Webinar, com duas horas de duração, reuniu mais de 180 pessoas qualificadas, incluindo representantes de operadoras e grandes empresas do setor, além de entidades representativas e instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Cerca de 50% dos participantes são de fora do Espírito Santo.

Para discutir o processo de financiamento de projetos de pesquisa, tecnologia e inovação para o petróleo e gás, o Superintendente da ANP, Alfredo Renault,  falou sobre a maneira como o processo de financiamento de projetos pelo recurso vem ocorrendo, destacando a parceria entre ICTs e fornecedores junto às operadoras para desenvolvimento de soluções para a indústria de P&G.

Alfredo também destacou algumas das características buscadas nos projetos financiados: baixo custo, sustentabilidade e alta produtividade.

Em sequência, Eduardo Costa, CEO da Ouro Negro, trouxe o caso de sucesso de uma empresa que fez uso dos recursos da cláusula para o desenvolvimento de projetos.

Eduardo apresentou um pouco da atuação e das parcerias formadas pela empresa neste processo, destacando a existência de patentes nos projetos desenvolvidos, que se aplicam a diferentes áreas, como integridade de ativos, monitoramento de estruturas e completação.

Eustáquio de Castro, coordenador do  LabPetro/UFES, apresentou o histórico da construção do conjunto de laboratórios que constituem o Labpetro, situado na UFES, que hoje é referência em análise de óleos pesados na América Latina.

O Labpetro é caso de sucesso no Espírito Santo na captação de recursos da cláusula de PD&I da ANP, com mais de R$ 100 milhões investidos em equipamentos e infraestrutura. O professor também destacou os principais projetos e parceiros envolvidos.

Luiz Toniato, diretor do Sebrae/ES, afirmou que “a necessidade de criar condições, por meio de ferramentas adequadas, com capacitação, permitindo as empresas a elaboração, apresentação e aprovação de projetos, gerando negócios e desenvolvimento”. Finalizando, concorda que existe um mar de oportunidades para as micro e pequenas empresas fornecedoras do setor de Petróleo e Gás.

O diretor do Sebrae também destacou a importância de mudar a mentalidade das pessoas e da cultura das empresas, estando abertas a novos projetos e novos negócios.

O evento contou ainda com a participação do consultor Antonio Batista que moderou a discussão e falou sobre o Programa Fornecedor Competitivo, e do Coordenador do FCP&G, Durval Vieira de Freitas, que realizou a abertura e finalizou o webinar, agradecendo aos participantes e painelistas pela contribuição e informando das próximas ações previstas no setor de P&G pela Findes.

Fonte: Imagem – ANP 

 

Leave a Reply