Ministério de Minas e Energia participa do lançamento da Rota Estratégica do Espírito Santo

José Mauro Ferreira, Secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, participou do evento de lançamento da Rota Estratégica do setor de Petróleo e Gás, no Espírito Santo, onde falou sobre Perspectivas e desafios do setor. Participaram do seminário online 148 profissionais qualificados.

O webinar foi realizado pela Findes, por meio do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás – FCP&G e Ideies, que coordenou a elaboração da Rota Estratégica, com o objetivo de apresentar a agenda de ações do setor de P&G no horizonte 2035, construída a partir de entrevistas e consultas coletivas com especialistas, empresários, profissionais e acadêmicos inseridos no setor.

 

CONTEÚDO DO WEBINAR

Abertura | Findes

Léo de Castro deu as boas-vindas aos participantes, informando perspectivas do setor, como Novo Mercado de Gás, uma pauta importante capaz de provocar a reindustrialização do país.

Destacou também a construção coletiva da Rota Estratégica, lançada na ocasião, valorizando a convergência e alinhamentos dos diferentes atores para estabelecer o futuro da indústria.

 Lançamento Rota Estratégica | Ideies

Marcelo Saintive, Diretor Executivo do Ideies, iniciou a apresentação destacando a importância do Petróleo e Gás Natural, responsável por 30% da indústria do estado, segundo o Valor da Transformação Industrial (VTI) de 2018.

Saintive destacou também as receitas geradas por compensações (Royalties e Participações Especiais) para o Governo do Espírito Santo, que atingiram o montante de R$ 1,8 bilhão em 2019.

O diretor contextualizou também as discussões e cenários que foram considerados no planejamento e execução da Rota, como a pandemia e o Novo mercado de Gás.

Na sequência, a gerente de Estudos Econômicos, Silvia Varejão, conduziu a apresentação da estrutura da Rota Estratégica de Petróleo e Gás, um dos setores portadores de futuro para o estado do Espírito Santo 2035.

Após apresentar a metodologia da construção dessa agenda, na qual participaram 75 especialistas por meio de painel presencial, consultas e entrevistas individuais, ressaltou-se a visão de futuro definida coletivamente: Espírito Santo reconhecido globalmente no setor de Petróleo e Gás Natural.

Silvia informou que foram registradas 258 ações que se desdobram entre infraestrutura e logística, política de estado, mercado e recursos humanos e PD&I, considerados os fatores críticos do estudo.

Roadmap e suas 256 ações de curto, médio e longo prazo, divididas em categorias e fatores críticos

Dentre as ações mapeadas, 66 foram identificadas como essenciais para o setor no contexto da crise econômica e sanitária e na pós-pandemia.

Perspectivas e Desafios do Setor | Ministério de Minas e Energia

José Mauro Ferreira, Secretário de Petróleo e Gás, iniciou sua fala ressaltando o trabalho de planejando que o Espírito Santo vem realizando.

Trouxe os principais pontos da agenda de P&G no Governo Federal, com destaque:

  • Oferta permanente, com edital do 2º ciclo publicado no mês de junho de 2020, com 34 blocos onshore, 5 offshore e um campo marginal ofertados no Estado.
  • BidSIM – Programa de aprimoramento das licitações de exploração e produção de petróleo e gás natural, que visa aumentar a competitividade e a atratividade das áreas a serem ofertadas nas rodadas de licitações.
  • Reate foi outro ponto pautado, programa estruturante para o país com o objetivo de exponencial as atividades de produção de P&G onshore, cujas ações e estudos vem sendo executados por diferentes atores, como ABPIP, ONIP e FCP&G.
  • Perspectivas de investimentos, citando o Porto Central, Projetos de minirrefinarias e Construção e ampliação de bases regionais de distribuição de combustíveis.
  • Novo Mercado de Gás, visando promover a concorrência, integrar com setor elétrico e industrial e remoção de barreiras tributárias, ampliando os investimentos em infraestrutura e promovendo o maior aproveitamento do gás natural.

Falando sobre atividades de produção e exploração, destacou o Espírito Santo com a segunda maior reserva de petróleo do país, e a projeção do Brasil duplicar sua produção, se posicionando entre os 5 maiores produtores do mundo.

Mauro finalizou sua fala analisando duas possíveis rotas de escoamento para o Espírito Santo: Porto da Imetame e UTGN Cacimbas, abrindo espaço para construção ou ampliação de Unidades de Processamento de Gás natural, atraindo investimentos para infraestrutura e cadeia de fornecimentos.

 

Encerramento

No bloco final do webinar, o presidente da Findes, Léo de castro, prestou uma homenagem a Durval Vieira de Freitas, coordenador do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás, além do PDF (Programa de Fornecedores) e CIN (Centro Internacional de Negócios), entregando o troféu Amigo da Indústria.

O deputado Federal Da Vitória, coordenador da bancada federal capixaba, parabenizou o trabalho do Léo na Gestão da Findes, articulando com os representantes do mercado e do Congresso.

Fechando o webinar com chave de ouro, o secretário de desenvolvimento do Espírito Santo, Marcos Kneip, parabenizou ao Ideies pelo lançamento, assumindo o compromisso de incorporar o documento às ações da Sedes. Destacou também os fundos do Governo Estadual que foram criados, frutos de planejamento para o desenvolvimento do Espírito Santo.

 

Informações: 

Para acessar a gravação, clique aqui.

Para acessar a Rota Estratégica de P&G, clique aqui.

Leave a Reply