Lançamento do Anuário de petróleo no ES e Homenagem a Décio Oddone

Visando reconhecer e homenagear o Sr. Décio Oddone pela contribuição ao setor de P&G, bem como realizar o lançamento do 3º Anuário da Indústria de Petróleo no Espírito Santo, a Findes, por meio do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás – FCP&G, em parceria com o Ideies – Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo, realizou, no último dia 16 de julho, um webinar com cerca de 170 participantes.

O presidente da Findes, Léo de Castro realizou a abertura, saudando as autoridades e participantes ouvintes, e contextualizou o setor de petróleo como forte alavanca de desenvolvimento econômico para o país. 

O setor representa 20% do PIB capixaba, sendo o Espírito Santo o terceiro maior produtor de petróleo e gás do país, gerando, de forma direta e indireta, mais de 30.000 empregos em sua cadeia. 

  

Lançamento Anuário 

Presidente da Findes, Léo de Castro, e Marcelo Saintive, Diretor do Ideies

Marcelo Saintive realizou a apresentação do conteúdo do 3º Anuário da indústria de Petróleo no Espírito Santo, destacando o mapa elaborado em parceria com a ANP, exibindo os blocos exploratórios no Espírito Santo. 

 

Além do mapa, Saintive apresentou uma visão sobre o petróleo e gás no Estado, discorrendo a cerca de oferta permanentes, campos em produção e blocos exploratórios. 

O diretor do Ideies também apresentou oportunidades e panoramas de investimentos, relatando os desinvestimentos e mudança de estratégia da Petrobras na devolução de blocos não explorados e venda de campos, especialmente no onshore. 

Homenagem a Décio Oddone  

Durval de Freitas, coordenador do FCP&G

O mediador Durval Vieira de Freitas contextualizou o trabalho de P&G realizado no Estado e a atuação do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás, bem como a evolução no número de empresas identificadas na cadeia de fornecedores, passando de 347 em 2018 para 584 em 2020. 

Léo de Castro conduziu a homenagem a Décio Oddone, reiterando o exímio trabalho conduzido por sua gestão na ANP, abrindo oportunidades para novas rodadas, a oferta permanente, o estímulo à venda dos campos maduros e os estudos para o aproveitamento dos recursos além das 200 milhas foram marcas deixadas da gestão de Decio na ANP.  

Décio também contribuiu de forma efetiva, dando passos importantes na criação de um mercado aberto, dinâmico e competitivo nos setores de abastecimento e de gás natural, promoção da maior transparência na divulgação dos preços de combustíveis e iniciativas frente ao monopólio no refino. 

Décio Oddone – profissional homenageado

Décio, que foi homenageado com o troféu Amigo da indústria, falou um pouco do histórico do setor de petróleo e o início de sua carreira, em terras capixabas, citando o Estado do Espírito Santo como potencial catalizador dessa indústria e da indústria de mineração. 

Oddone também falou sobre perspectivas para o Estado, desde oferta permanente, venda de campos maduros, abertura do mercado, investimentos em instalações logísticas e refinarias de pequeno porte, bem como plantas de gás e oportunidades no descomissionamento que podem ser exploradas pelas empresas capixabas. 

 

Encerramento | Governo do Espírito Santo 

Renato Casagrande, Governador do Espírito Santo

O Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, conduziu o fechamento do evento. Casagrande destacou a importância do setor e o crescimento de empresas fornecedoras na cadeia. 

Renato falou também da preocupação com o futuro, em termos de projetos, propostas e investimentos. Citou a queda das receitas geradas pelo petróleo em 2020 e iniciativas do Governo para a indústria e para aplicação dos recursos vindo de P&G. 

 

Informações:

3º Anuário de Petróleo do Espírito Santo – Clique aqui

Apresentação do Anuário – Ideies – Clique aqui

Gravação do Webinar – Clique Aqui

 

Leave a Reply